quarta-feira, 7 de março de 2012

PRESTES VIVE !




Em 92 anos de vida, Luiz Carlos Prestes foi um ícone na luta contra as oligarquias e as ditaduras que governaram esse país por mais de um século. Foi perseguido, teve seus direitos cassados, viveu na clandestinidade por muitos anos e por isso foi obrigado a passar 15 anos exilado, mas mesmo com uma vida tão sofrida e ter visto o movimento comunista ser praticamente extinto em nosso país, Prestes sempre soube examinar as questões sociais à frente de qualquer pessoa e tecia críticas contundentes em relação a realidade nacional, por conta de tudo isso podemos considera-lo o maior símbolo da luta socialista e o responsável por deixar uma chama acesa ao movimento comunista no Brasil.



Hoje, dia 7 de março, completam vinte e dois anos de seu falecimento, e mesmo depois de mais de duas décadas, Luiz Carlos Prestes segue como uma referencia ao movimento comunista no Brasil, não somente por ter uma história de vida tão bela, mas sim por ser um exemplo de fidelidade com seus camaradas e seus ideais, e sempre ter feito analises brilhantes em relação realidade brasileira, não se contaminando pela euforia das “diretas já” e todo o otimismo com o fim da ditadura. E em meio a tanta ilusão por parte da população, pode perceber que enquanto nosso país for dominado por oligarquias, é impossível pensarmos em um estado proletário.

Prestes nos ensina e nos inspira. Através de suas ideias, alimenta nosso sonho de uma nova sociedade, e mesmo que por muitas vezes, diversas pessoas tenham distorcido suas criticas, alegando que o cavaleiro da esperança era um conformista, deixou uma das maiores mensagens a nós comunistas, a de que jamais devemos de nos desprender da realidade, pois através da profunda compreensão do real que se constrói um governo popular, a propriedade social e a igualdade de direitos.

"Luiz Carlos Prestes entrou vivo no Panteon da História. Os séculos cantarão a 'canção de gesta' dos mil e quinhentos homens da Coluna Prestes e sua marcha de quase três anos através do Brasil. Um Carlos Prestes nos é sagrado. Ele pertence a toda a humanidade. Quem o atinge, atinge-a."
(Romain Roland, 1936)

Luiz Carlos Prestes; PRESENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário