Nesta edição do ZL EM MOVIMENTO tratamos de um momento de repressão e ditadura declarada na sociedade brasileira: a Ditadura civil-militar.
Mas por que "Ditadura civil-militar"?
É importante que todos saibam que o período no qual o Brasil esteve sob uma ditadura declarada foi administrado pelas Formas Armadas, e sustentado por diversos empresários, que bancavam muitas das operações militares, com fins de perseguir, torturar e assassinar aqueles que, independentemente da ideologia, se opunham ao regime de repressão imposto.
Temos resquícios e marcas desse período no nosso dia a dia: qualquer manifestação termina em confusão e repressão por parte da polícia. Além do mais, o movimento de libertação nacional e antiimperialista, que foi o alvo do regime militar, hoje não tem a mesma força que antes, uma vez que a maioria dos camaradas que que não abaixaram a cabeça à injustiça, foram mortos. Por isso cabe a nós reconstruirmos esse movimento, com mais força, aprendendo com os erros do passado, para enfim construirmos uma sociedade livre do imperialismo, uma sociedade do povo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário